Leite de vaca integral X desnatado
- Andréia
- 11 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2020

A maioria das pessoas optam pelo leite desnatado, como opção mais saudável, porém, quando o assunto é leite, desconhecem o que estão consumindo.
Entender e conhecer os nutrientes presentes nos alimentos é fundamental para que possamos fazer boas escolhas. Pensando nisso, fiz esse artigo para te mostrar os prós e contras de cada um, assim você ganha mais autonomia e aumenta o seu poder de decisão.
O leite de vaca é nutritivo?
Em relação ao teor de vitaminas e minerais:
O leite integral possui vitaminas e minerais que são importantes para o nosso organismo. Um copo de 200 ml de leite de vaca integral fornece:
Vitamina A....................................... 8,0 % da recomendação diária
Vitamina D........................................6,8 % da recomendação diária
Vitamina E........................................0,8 % da recomendação diária
Cálcio............................................9,0 % da recomendação diária
Fósforo...........................................4,5 % da recomendação diária
Recomendação de ingestão diária para mulheres saudáveis acima dos 19 anos
Pouco não é?! Eu também acho, pois possuir os micronutrientes, não significa, de fato, que estão em quantidades relevantes.
Composição do leite integral X leite desnatado, em relação a macronutrientes:

Carboidrato: leite integral e desnatado possuem quantidades equivalentes, em forma de lactose.
Proteína: Os dois possuem proteínas de alto valor biológico: a caseína perfaz cerca de 80% da proteína encontrada no leite. É composta por aminoácidos essenciais (triptofano, arginina, lisina, fenialanina, leucina, isoleucina e valina), que são aqueles que o corpo não consegue produzir, devendo ser adquiridos através da alimentação.
Gorduras boas: ao contrário do que muitos pensavam, a gordura saturada, presentes no leite, está inversamente associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mas este é um assunto para outro post.
Já o consumo diário de laticínios desnatados está associado a doenças cardiovasculares, justamente pela ausência da gordura e predominância de carboidrato.
Além disso, a gordura presente no leite auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis, que são dependentes de gordura para serem absorvidas. Neste quesito o leite desnatado fica para trás.
Gordura ruim é gordura trans!
Responsável pelo aumento do LDL e diminuição dos níveis de HDL, as gorduras trans estão presentes em produtos como: margarina, pães, bolachas, tortas e batata frita (congelada).
Se você quiser ter um coração forte e saudável, risque esses produtos da sua lista de compras.
O leite de vaca faz mal?
Depende. Sempre recomendo a suspensão do consumo caso a cliente apresente sinais/sintomas de algum tipo de alergia, intolerância ou inflamação.
A caseína, presente no leite de vaca, pode não ser compatível com alguns organismos. Logo, na tentativa de eliminá-la, causará uma série de eventos em cascata, como inchaço, dores de cabeça, entre outros.
Para quem sofre com espinhas e SOAP (síndrome dos ovários policísticos), o aconselhamento é retirar o leite da dieta por 3 semanas, a fim de avaliar possíveis melhorias. A substância IGF1, presente no mesmo, agrava os sintomas.
Óbvio que, quem possui alergias e intolerâncias à lactose, não deve consumir o mesmo. A não ser que o alimento possua a lactose convertida a glicose e galactose, que é o caso dos produtos tidos como “sem lactose”.
Lembre-se! A primeira interpretação que o corpo terá é de defesa.
Perguntas frequentes
Pergunta: Qual é o melhor?
Resposta: Integral.
Pergunta: O leite de vaca é nutritivo?
Resposta: Do ponto de vista micronutrientes, pouco.
Pergunta: Qual dos dois sacia mais?
Resposta: O integral, justamente pelo teor de gorduras. Quanto maior o teor, maior a saciedade, menor a fome.
Pergunta: É uma opção para evitar osteoporose?
Resposta: Não. Além do cálcio, existem outros nutrientes envolvidos na manutenção de ossos fortes (boro, vitaminas D3, zinco e vitamina B6).
Referências
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4006120/ https://annals.org/aim/article-abstract/1846638/association-dietary-circulating-supplement-fatty-acids-coronary-risk-systematic-review
Espero ter te auxiliado e resolvido boa parte de suas dúvidas em relação ao consumo de leite. Parabéns por ter chegado até aqui. Continue cuidando deste bem tão precioso: tua saúde.
Gostou do conteúdo? Compartilhe para que outras pessoas também se beneficiem dessa informações!
Para mais conteúdos como este, me siga nas redes sociais.
Para um atendimento individualizado, agende a sua consulta.
Kommentare